Sobre o Nelgraf

O Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas é um espaço dedicado à pesquisa e à reflexão transdisciplinares sobre a comunicação visual, especialmente aquela realizada por meios impressos, no que tange à seleção e à organização de seus elementos visuais e às técnicas de produção e reprodução. 

Criado em 2010, está sediado na Escola de Comunicação da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha, e é coordenado por André Villas-Boas. O Nelgraf é o responsável pela publicação de Linguagens gráficas, a revista interdisciplinar de comunicação visual da UFRJ.

nelgraf@nelgraf.pro.br

Objetivos

Compreender a comunicação visual como fenômeno histórico e intrínseco à dinâmica social, com suas interações para com os sistemas de pensamento, os movimentos políticos e sociais, as políticas identitárias e o desenvolvimento tecnológico, especialmente no que se refere ao Brasil e aos demais países periféricos.

A reflexão proposta pelo Núcleo se expande das áreas de conhecimento imediatamente ligadas ao seu objeto de estudo - como a comunicação, o design e a tecnologia gráfica - para disciplinas e metodologias que possibilitem esta compreensão, como as ciências sociais, a história, a filosofia, a semiologia e a semiótica, a teoria crítica, os estudos culturais e as tecnologias da informação.

Esta reflexão, em nível de graduação e de pós-graduação, pode ser desenvolvida por meio de:

projetos de pesquisa acadêmica,

programas de documentação e de registro historiográfico,

eventos para intercâmbio disciplinar e atualização tecnológica,

produção experimental de impressos e

publicações científicas por meio físico ou eletrônico.

Pesquisadores

André Villas-Boas (coordenador) - Doutor em Comunicação e Cultura (2002) e mestre em Comunicação (1997), ambos pela UFRJ. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-Rio (1985). Autor de Utopia e disciplina (1997) e Produção gráfica para designers (2009), entre outros livros.

Amaury Fernandes - Doutor em Ciências Sociais pela Uerj (2008) e mestre em História da Arte pela UFRJ (2001). Graduado em Desenho Industrial pela EBA/UFRJ (1986). Autor de Fundamentos de produção gráfica para quem não é produtor gráfico (2003) e vários artigos.

Andréia Resende - Mestre em Comunicação pela UFF (2003). Graduada em Comunicação Visual pela EBA/UFRJ (1992). Professora assistente da Escola de Comunicação da UFRJ.

Beatriz Lagôa - Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2005) e mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ (2005). Graduada em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela PUC-Rio (1978).

Mário Feijó - Doutor (2006) e mestre (2002) em Letras pela PUC-Rio. Graduado em História pela UFF (1989). Autor e organizador de mais de uma dezena de livros, entre eles Literatura Infanto-Juvenil (2008).

Octavio Aragão - Doutor (2007) e mestre (2002) em Artes Visuais pela UFRJ. Graduado em Desenho Industrial (Comunicação Visual) pela EBA/UFRJ (1987). Tem diversos artigos publicados e é co-autor, entre outros livros, de Imaginário brasileiro e zonas periféricas (2005).

Linhas de pesquisa

História da comunicação visual e dos processos gráficos

Narrativas e transmídias

Representações culturais, identidades e movimentos sociais

Tecnologias gráficas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nelgraf.pro.br